Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

Amar

Trechos do livro Perdas e Danos de Lya Luff,uma lição para nos mães,filhos,família

Amar é da a uma criança um meio de adquirir uma personalidade equilibrada,perguntarão o que é esse equilíbrio?
responderei:cada um tem o seu.
O suficiente para não se afogar na primeira onda,e pra isso não se exige instrução,nem bem materiais,não se faz teorizando,nem debatendo,mas dando regaço acolhedor,mão firme e ouvido atento.
Nossos solos firmes são as relações amorosas,bom humor,o carinho,o interesse.Mas como ter isso se o cotidiano é sacrificado e nem nos comunicamos bem dentro de casa?é um luxo amar.
Gerar e parir é grave responsabilidade,e que vamos continuar parindo mais do que corpos,seres humanos complexos.
Falta de amor e atenção podem ser emergência.A psicologia ajuda a entender e aliviar,não a forma personalidade,a escola,a creche,o jardim,não são lar, nem família.Professoras não são mães nem tias,e não deveriam incumbir esses terceiros por mais dignos e respeitáveis que sejam,dos deveres do nosso coração.
Que deveres são esses?abrir um espaço de ternura no cotidiano apressado e difícil,eventualmente cruel.Deixar aberto as portas do dialogo não convencionais,não com hora marcada,mas no fluxo habitual do interesse e carinho.
Amor em família é uma arte é um malabarismo,por vezes é um heroísmo,mas é essencial como o ar que respiramos.Preparar alguém para viver não se faz com frases,se faz convivendo,se faz sendo humano, sendo terno,sendo generoso,sendo firme, ,sendo ético,sendo gente.

Trechos do livro Perdas e Ganhos Lya Luff

Nenhum comentário:

Postar um comentário